#018 - Educação Musical II: Pedagogia Waldorf com Marcelo Petraglia, Helena Castro e Fernando Pereira - Ruídos Podcast

#018 - Educação Musical II: Pedagogia Waldorf com Marcelo Petraglia, Helena Castro e Fernando Pereira


Continuando nossa série sobre as diversas abordagens da Educação Musical, o RUÍDOS desta semana abre espaço para um papo muito especial com os músicos e educadores Marcelo Petraglia, Helena Castro e Fernando Pereira para falar sobre a Pedagogia Waldorf, uma pedagogia criada pelo austríaco Rudolf Steiner, fundamentada nos princípios da Antroposofia e que possui mais de mil escolas espalhadas pelo mundo. Entenda melhor o que é a Antroposofia, os conceitos e mal-entendidos da Ciência do Espírito de Steiner e percorra conosco o caminho musical da criança através dos setênios!

Rudolf Steiner (1861-1925)
Ouça ao Ruídos em sua
plataforma favorita: 
          ...

Convidados:
Marcelo Petraglia: doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, mestre em Biologia Geral e Aplicada pelo Instituto de Biociências da UNESP e licenciado com habilitação em música pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É o fundador e diretor do Instituto OuvirAtivo, que tem como propósito unir a música aos processos de desenvolvimento humano em suas diversas vertentes. É docente na pós-graduação de musicoterapia da Faculdade Santa Marcelina e docente e coordenador do Antropomúsica.

Helena Castro: atriz, cantora, percussionista, compositora, arte-educadora e foi aluna da Escola Waldorf São Paulo. Formou-se bacharel em música nas Faculdades Integradas Cantareira, em 2010, e é graduanda do curso de licenciatura na mesma área. Atualmente é professora de Música da Escola Waldorf Veredas em Campinas. Desde 2007 participa do Grupo As Meninas do Conto ministrando oficinas, compondo, fazendo preparação vocal de elenco e se apresentando em espetáculos como o “Por Que o Mar Tanto Chora”, “BUUUU!! A Casa do Bichão” e “As Velhas Fiandeiras e Narrações de Histórias”.

Fernando Pereira: atua como professor de música desde de 1996, tanto em escolas Waldorf como em projetos sociais. É formado em pedagogia pela UNESP e pós-graduado em Ensino Metodológico da Música pela Uninter. Estudou violão erudito e MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí onde teve seu primeiro contato com a Educação Musical, participando da primeira turma em Musicalização Infantil daquela entidade. A partir do contato com a Pedagogia Waldorf, tomou como caminho essa vertente pedagógica, participando da Turma III no curso Antropomúsica (Formação Musical pela ótica da Antroposofia). Atualmente é professor de classe na Escola Waldorf Vale Encantado, idealizador do SOM (Serviço de Orientação Musical) e integrante do grupo Gamela Brasil.

Recomendações:
Instituto OuvirAtivo: https://ouvirativo.com.br/
Antropomúsica: https://tinyurl.com/y5u22ts8; https://youtu.be/tupbcrAPC3o; https://youtu.be/cv3PQKFm-ys
Atauara (YouTube): https://www.youtube.com/c/Atauara/videos


E-MAIL: ruidospodcast@gmail.com
FACEBOOK: /ruidospodcast
INSTAGRAM @ruidospodcast
TWITTER: @ruidospodcast
Episódio no YouTube: https://youtu.be/VmCP8thLgDg

Nenhum comentário